Programa‎ > ‎

Tai Chi

Orador: Leonor Franco*
 Resumo 

ESTILO YANG DE TAI CHI CHUAN
Workshop integrado de Tai Chi

O Tai Chi consiste num encadeamento de movimentos, baseados na natureza, executados de modo contínuo, lento, harmonioso, sem uso da força, combinado com a respiração e a mente, destinados a relaxar e desenvolver todo o corpo. Começou como um arte marcial e actualmente pratica-se como uma forma de medicina preventiva e desenvolvimento pessoal.

Nesta meditação em movimento, estimula-se o livre fluxo de energia pelo corpo, dissolvendo as tensões, o que acalma o coração e a mente. 
A memorização da sequência, além se ser um desafio porque ensina a ser perseverante e paciente, promove a concentração, ficando-se mais calmo, lúcido e confiante.
Como resultado, a mente pode volta-se para as tarefas e desafios quotidianos de uma maneira mais positiva e optimista.

 Ligações 



*
  • Ana Leonor Franco Maria é natural de Torres Vedras.
  • Iniciou o seu percurso profissional (1987) ligado ao desporto e às terapias. Formou-se em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão, em 1994. Trabalhou nas seguintes áreas: Pediatria, Neurologia de crianças e adultos, Ortopedia, traumatologia, Respiratória infantil e Ensino Especial.
  • Interessa-se pelas medicinas alternativas logo após, tendo realizado diversas formações complementares, exercendo actualmente, Fisioterapia numa abordagem holística do utente tanto com idosos como acidentados de trabalho. 
  • Inicia-se no campo desportivo como atleta marcial (Karaté shotokan). Fez diversos cursos de aperfeiçoamento no campo do desporto, tornando-se monitora em 1990. Leccionou  musculação, aeróbica, step, ginástica infantil, ginástica sénior, correcção postural, iniciação à equitação terapêutica infantil, entre outras.
  • Foi a mentora de uma compilação de métodos de relaxamento designado “Compact Gym”. Leccionando-o de 1997 a 2001. 
  • Iniciou a pratica de Tai Chi Chuan em 1997.
  • Fez formação em Tai Chi Chuan - estilo Wudang e Chi kung – “forma dos 5 animais” com o mestre Chen Shi Yu, em Wudang Shan –  China, em 2007.
  • Fez curso de Instrutores de Chi Kung pela escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa finalizado, em Julho de  2007.
  • Lecciona Chi Kung e Tai Chi Chuan– estilo Yang, desde 2006  e meditação combinada com movimento desde 2010 no concelho de Torres Vedras.


Ċ
Fernão Pó,
06/04/2015, 10:27