Programa‎ > ‎

Saúde: sinais de alerta

Orador: Miguel Miguel*
 Resumo 

Título: Conhecer os Sinais, Viver com Saúde

São inúmeros os sinais a nível físico e psicológico que tantas vezes desvalorizamos e que podem ser importantes sinais de alerta na nossa saúde! A fadiga, o stress ou até uma simples dor de cabeça podem ser sinais importantes e que não devem ser esquecidos. 

Conhecer esses sinais pode ser uma mais valia para melhorar os níveis de saúde de todos nós, agindo de forma rápida e minimizando potenciais efeitos nefastos na nossa saúde.

 Ligações 





*
Miguel Miguel nasceu em Faro a 28 de Setembro de 1980.

Cedo tive o gosto de ajudar os outros, contudo e por voltas do destino, só aos 25 anos tive a certeza daquilo que queria ser, enfermeiro. Nenhuma outra profissão poderia responder às minhas expectativas como a enfermagem. Ser enfermeiro e simplesmente cuidar, conceito muito complexo, muito para além da sua semântica, é algo que me preenche, algo gratificante que faço diariamente e nada melhor na vida do que fazer aquilo que nos dá prazer…

Terminei o curso em Julho de 2009 e três meses depois iniciei funções na Santa Casa da Misericórdia do Bombarral até hoje. Contudo por querer sempre mais, achei que a licenciatura era pouco e em 2011 inicie a formação na Especialidade em Enfermagem de Reabilitação, tendo terminado a mesma em 2013. Hoje, Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, continuo a querer fazer sempre mais e a Educação para a Saúde é uma premissa à qual me sinto obrigado. A educação para a saúde deveria ser uma aposta nas políticas de saúde nacionais uma vez que os cidadãos informados e com níveis de literacia em saúde elevados, tem menos incidência de morbilidades, apostando na prevenção em detrimento da doença. Por isso actualmente, escrevo um artigo mensal para o Jornal das Caldas sobre 
inúmeras patologias e como preveni-las ou actuar sobre as mesmas e também, através da Associação MVC, todas as últimas sextas-feiras de cada mês promovo uma Sessão de Educação para a Sáude onde os participantes é que escolhem os temas das sessões seguintes! Tudo em nome da Saúde e no aumento da literacia em saúde, arma útil nos tempos actuais em que o nosso Sistema Nacional de Saúde definha dia após dia…

Por isso é com agrado que aceitei este desafio de estar presente nesta formação de professores!


Ċ
Fernão Pó,
25/03/2015, 09:51